Error
Publicidade

Ouro Preto recebe simpósio internacional sobre conservação do patrimônio cultural

Evento que celebra 60 anos da Carta de Veneza reúne especialistas e abordará novos desafios na preservação histórica

07/11/2024 às 12h10
Por: Redação
Compartilhe:
Foto: Jade Marchand/Divulgação
Foto: Jade Marchand/Divulgação

A cidade de Ouro Preto, primeira no Brasil a ser tombada como Patrimônio Mundial pela Unesco, será o palco de um simpósio internacional sobre conservação do patrimônio cultural a partir deste domingo (10) até o dia 15 de novembro. O evento, que celebra os 60 anos da Carta de Veneza, ocorre no Centro de Convenções da UFOP, no Teatro Municipal Casa da Ópera e no Campus do IFMG, reunindo cerca de 500 especialistas para debater temas contemporâneos na área.

Sob o tema “Revisitando a Carta de Veneza: Perspectivas Críticas e Desafios Contemporâneos”, o simpósio contará com palestras e mesas temáticas que exploram questões cruciais sobre conservação e resiliência de patrimônios em contextos de desastres e conflitos. A escolha de Ouro Preto como sede reflete sua importância histórica e cultural, além de sua proximidade com Mariana, região atingida pelo desastre ambiental do rompimento da barragem do Fundão em 2015.

Entre os conferencistas estão nomes renomados como A.G. Krishna Menon, fundador do INTACH; George Abungu, diretor emérito dos Museus Nacionais do Quênia; Laurajane Smith, editora do International Journal of Heritage Studies; e Leonardo Castriota, vice-presidente do ICOMOS Internacional. A programação completa pode ser acessada no site aga2024.ICOMOS.org.br, oferecendo um espaço de reflexão sobre a preservação do patrimônio frente às mudanças e desafios do século XXI.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Publicidade
Publicidade
Publicidade