Error
Publicidade

Minas Gerais registra quase 1.200 mortes por arboviroses em 2024

Este é o maior número já registrado em Minas, superando o ano de 2016

08/11/2024 às 10h55
Por: Redação
Compartilhe:
Foto: Reprodução / Agência Brasil
Foto: Reprodução / Agência Brasil

Minas Gerais registra número recorde de mortes causadas por arboviroses. De acordo com dados da Secretaria de Estado de Saúde (SES), até o dia 4 de novembro, o estado registrou 1.087 óbitos por dengue e 111 por chikungunya, somando 1.198 mortes no total. Este é o maior número já registrado em Minas, superando o ano de 2016, quando a epidemia havia causado 281 mortes.

Além das mortes confirmadas, a SES investiga outros 400 óbitos por dengue. O número de casos confirmados da doença também é alarmante: 1.331.126, com mais de 1,6 milhão de casos classificados como prováveis. Esses dados superam os números de 2016, quando 521.047 casos prováveis foram notificados. A febre chikungunya, por sua vez, também registra números preocupantes, com 142.319 casos confirmados e 163.851 em investigação. A SES ainda apura 32 óbitos pela doença.

A zika também está presente, com 42 casos confirmados e 186 prováveis em Minas Gerais. O estado vive uma situação epidêmica, e, em fevereiro deste ano, o secretário de Saúde, Fábio Baccheretti, alertou sobre o cenário crítico. Ele destacou que o estado viveria a maior epidemia de dengue da sua história, superando os números de 2016. "Nunca vivenciamos uma inclinação tão grande de dengue. Nosso recorde era um pouco menos de 600 mil casos prováveis em 2016, e vamos ultrapassar esse número. Não temos dúvidas de que este será o pior ano de dengue da história de Minas", afirmou Baccheretti na época.

Em meio ao aumento expressivo de casos, a reportagem procurou a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) para questionar sobre as ações de combate às arboviroses, mas ainda aguarda retorno.

A dengue, que é uma doença infecciosa febril aguda, pode se manifestar de forma leve ou grave, dependendo de fatores como o vírus envolvido e o histórico de infecção do paciente. Os sintomas comuns da doença incluem febre, dor de cabeça, dores no corpo e náuseas, mas também pode ocorrer em formas assintomáticas. Casos graves de dengue hemorrágica se caracterizam por sintomas como sangramentos, manchas vermelhas na pele, dor abdominal intensa e vômitos persistentes, que exigem atendimento médico urgente. A doença pode ser fatal se não tratada de forma adequada e imediata.

É importante que as pessoas que apresentem sintomas procurem orientação médica, pois os sinais iniciais podem ser confundidos com outras doenças, como febre amarela ou malária. A dengue é causada por um vírus transmitido pelo mosquito Aedes aegypti, e todos os quatro sorotipos (1, 2, 3 e 4) estão em circulação no estado.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Publicidade
Publicidade
Publicidade