Error
Publicidade

VANTs ajudam no combate às arboviroses em Timóteo

O uso dessa tecnologia visa identificar focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor dessas doenças, de maneira mais rápida e precisa

12/11/2024 às 18h13
Por: Marcelo Corrêa
Compartilhe:
O uso de drones no combate às arboviroses é um exemplo de como a tecnologia pode ser aliada na promoção da saúde pública, tornando as ações mais eficientes e proporcionando uma resposta mais rápida às situações de risco Foto: PMT
O uso de drones no combate às arboviroses é um exemplo de como a tecnologia pode ser aliada na promoção da saúde pública, tornando as ações mais eficientes e proporcionando uma resposta mais rápida às situações de risco Foto: PMT

A Prefeitura de Timóteo, por meio do setor de Vigilância em Saúde, deu um importante passo no combate às arboviroses (dengue, zika, chikungunya e febre amarela) com a introdução dos Veículos Aéreos Não Tripulados (VANTs), conhecidos popularmente como drones. O uso dessa tecnologia visa identificar focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor dessas doenças, de maneira mais rápida e precisa.

Nesta terça-feira (12), os VANTs foram empregados no bairro Macuco pela manhã e em Cachoeira do Vale no período da tarde. A ação faz parte de uma série de medidas adotadas pela administração municipal para combater a proliferação do mosquito. Recentemente, no último sábado, a cidade realizou o “Dia D” de mobilização no setor de Endemias, com o apoio dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS), nos bairros Bela Vista, Jardim Vitória, Ana Moura e Cachoeira do Vale.

Tecnologia de Ponta no Combate ao Mosquito

A principal função do VANT no combate às arboviroses é realizar o mapeamento detalhado dos bairros e identificar possíveis criadouros do mosquito. A tecnologia utilizada é equipada com uma lente de alta definição, que permite a identificação precisa de focos do mosquito, com a possibilidade de registrar o endereço e locais de risco. Esse sistema foi viabilizado graças ao Consórcio Intermunicipal de Saúde dos Municípios da Microrregião de Saúde, que contratou uma empresa especializada com recursos do governo do Estado de Minas Gerais.

De acordo com Madalena Rodrigues, gerente de Vigilância em Saúde de Timóteo, a introdução dessa tecnologia traz grandes benefícios no enfrentamento da dengue e outras doenças transmitidas pelo Aedes aegypti. “Com a utilização dos VANTs, conseguimos identificar áreas de risco de forma muito mais rápida e eficiente. Estamos confiantes de que esse reforço contribuirá para a redução dos casos de dengue e outras arboviroses em toda a região”, afirmou Madalena.

Ações Integradas no Combate às Arboviroses

A ação com os drones é apenas uma das diversas iniciativas de combate às arboviroses em Timóteo. A cidade tem se empenhado em diversas frentes, como a intensificação da fiscalização e a conscientização da população sobre a importância da eliminação de focos de água parada, principal criadouro do mosquito. Com a ajuda dessa tecnologia de ponta, o município espera acelerar o processo de controle das doenças e melhorar a qualidade de vida da população.

O uso de drones no combate às arboviroses é um exemplo de como a tecnologia pode ser aliada na promoção da saúde pública, tornando as ações mais eficientes e proporcionando uma resposta mais rápida às situações de risco.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Timóteo - MG
Sobre o município
Timóteo é um município brasileiro no interior do estado de Minas Gerais, Região Sudeste do país. Localiza-se no Vale do Rio Doce e pertence à Região Metropolitana do Vale do Aço, estando situado a cerca de 200 km a leste da capital do estado.
Ver notícias
Publicidade
Publicidade
Publicidade