Fernanda Montenegro, aos 95 anos, comemorou mais uma conquista na última quarta-feira (13). Em suas redes sociais, a atriz — que possui uma carreira premiada e chegou a ser indicada ao Oscar pelo filme Central do Brasil — anunciou sua entrada no Guinness Book, o Livro dos Recordes.
“Recebi, esta noite, a notícia do recorde mundial de maior público em leitura filosófica, pela apresentação de Simone de Beauvoir, realizada no Parque do Ibirapuera no dia 18 de agosto de 2024, onde estiveram presentes 15 mil pessoas”, escreveu a atriz em um vídeo postado online.
No vídeo, Fernanda exibe o certificado do Guinness e é aplaudida pela multidão ao discursar sobre a importância da cultura teatral no Brasil.
“Milagres acontecem. A nossa cultura é o nosso país. A cultura teatral é o homem através dos milênios, em qualquer lugar do mundo”, disse, emocionada.
Ela também refletiu sobre o evento e mencionou as dificuldades. “Isso acontece em mais algum lugar do mundo? Falar para 15 mil pessoas sobre ideias complexas e ver todos ali até o fim, aplaudindo e se abraçando, é algo raro e muito especial”, salientou a atriz.
Por fim, Fernanda Montenegro agradeceu ao público e fez uma reflexão sobre sua trajetória: “Muito obrigada! Na minha vida, esse momento não vai se repetir. Existe aqui a realização de uma vocação. Muito obrigada.”
Além do recorde, a atriz fez uma participação especial no filme Ainda Estou Aqui, de Walter Salles, lançado em 7 de novembro.
No longa, escolhido para representar o Brasil no Oscar 2025, Fernanda interpreta a versão idosa da protagonista Eunice Paiva, interpretada por sua filha, Fernanda Torres.