Error
Publicidade

Ministério da Previdência abre concurso com 250 vagas de nível superior para perito médico federal

Remuneração inicial será de R$ 15.875,99, e concurso prioriza regiões com maior déficit de servidores

14/11/2024 às 14h20
Por: Redação
Compartilhe:
Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil
Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil

O Ministério da Previdência Social anunciou a abertura de concurso público para o cargo de perito médico federal, com 250 vagas disponíveis. A seleção foi autorizada em agosto de 2024 pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), mas, até então, haviam sido previstas apenas 175 vagas. Os profissionais contratados receberão uma remuneração inicial de R$ 15.875,99.

O edital, que deve ser publicado dentro de seis meses, ainda depende da escolha da banca organizadora e da definição das regras do concurso. A seleção visa suprir a crescente demanda por médicos nas regiões mais afastadas do país, especialmente no Norte e Nordeste, onde o déficit de peritos é mais acentuado. A previsão é que os aprovados sejam lotados em municípios fora das capitais, e os profissionais não poderão solicitar transferência por, no mínimo, dez anos.

A formação de um cadastro reserva de 250 vagas também está prevista, o que poderia resultar na convocação de até 500 peritos. No entanto, as contratações dependem da adequação orçamentária do ministério. Caso as contratações não ocorram imediatamente após a aprovação, os candidatos podem ser chamados durante o período de validade do concurso, que geralmente é de um ano, prorrogável por mais um.

A última seleção para perito médico federal ocorreu em 2011, com 375 vagas. Atualmente, o ministério conta com cerca de 3 mil peritos médicos federais em todo o Brasil. Esses profissionais são responsáveis por realizar exames para a concessão de benefícios por incapacidade, como o auxílio-doença e a aposentadoria por invalidez, além da perícia do Benefício de Prestação Continuada (BPC) para pessoas com deficiência.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários