Error
Publicidade

Hemocentros alertam para baixa oferta de sangue no fim do ano e convocam doadores

Comemorado hoje, Dia Nacional do Doador de Sangue destaca importância do gesto solidário para salvar vidas em meio a estoques críticos.

25/11/2024 às 13h00
Por: Redação
Compartilhe:
Foto: Divulgação/Hemominas
Foto: Divulgação/Hemominas

Os hemocentros do Brasil celebram, nesta segunda-feira (25), o Dia Nacional do Doador de Sangue, uma data instituída há 60 anos em homenagem à Associação Brasileira de Doadores Voluntários de Sangue. A comemoração, além de reconhecer a importância dos doadores, busca incentivar a doação em um período crítico para os estoques dos bancos de sangue.

Segundo o Ministério da Saúde, novembro é estratégico para campanhas de doação, pois antecede o período de festas e férias, quando tradicionalmente ocorre queda na coleta. O diretor-presidente da Fundação Hemocentro de Brasília, Osnei Okumoto, destaca que a situação se agrava com a maior demanda hospitalar, impulsionada pelo aumento de cirurgias eletivas antes do recesso médico.

Os tipos sanguíneos O positivo e O negativo, considerados prioritários, estão em situação crítica em diversos estados, incluindo São Paulo, onde está a maior rede de hemocentros do país. Para amenizar o problema, o Hemocentro de Brasília lançou uma ação inusitada, envolvendo as torcidas de Botafogo e Atlético Mineiro antes da final da Libertadores, marcada para sábado (30). A campanha incentiva torcedores a doarem sangue, promovendo solidariedade entre os times.

Além de reforçar a importância das doações, o Ministério da Saúde disponibiliza o aplicativo Hemovida, que facilita o registro e acompanhamento de doadores. A ferramenta inclui uma carteira virtual e orientações sobre doações, além de ser integrada à plataforma Meu SUS Digital.

A doação de sangue é fundamental para atender pacientes em tratamentos oncológicos, cirurgias de emergência e doenças hematológicas, entre outros casos. De acordo com a Organização Mundial da Saúde, o ideal seria que 3,5% da população fosse doadora, mas no Brasil, apenas 1,4% atende a essa recomendação, representando 14 doadores por mil habitantes.

Para doar sangue, é necessário estar em boa saúde, ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 51 quilos e atender a outras condições específicas. A segurança do procedimento é garantida, sem reutilização de materiais de coleta. Com o lema de que doar é "dar um presente", hemocentros de todo o país reforçam o chamado para transformar um pequeno gesto em uma grande diferença na vida de quem precisa.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários