A Prefeitura de Timóteo recebeu o projeto de restauro do Forno Hoffmann, que estabelece as diretrizes para a restauração deste patrimônio histórico localizado no bairro Novo Horizonte. O Forno Hoffmann é um equipamento público municipal tombado como bem cultural de valor histórico, arquitetônico e paisagístico. O tombamento foi realizado em 7 de março de 2022, por meio do Decreto nº 5.581/2022, e registrado no Processo Administrativo nº 01514.000347/2020-87. O processo de tombamento também foi reconhecido pela Superintendência Estadual do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional de Minas Gerais (IPHAN/MG), que, em âmbito federal, atribuiu ao equipamento o regime de tombamento provisório, conforme o art. 10 do Decreto-lei nº 025/1937.
O projeto de restauro do Forno Hoffmann avançou significativamente, atingindo uma etapa importante até então não alcançada. Este progresso foi consolidado em uma reunião técnica realizada na quinta-feira, 21 de novembro, no Gabinete do Prefeito Douglas Willkys. A reunião contou com a participação da empresa Marka Arquitetura e Engenharia, responsável pela elaboração do projeto de restauro, além de membros do Conselho Municipal do Patrimônio Histórico de Timóteo e da Associação de Moradores do Bairro Novo Horizonte.
A convite da Administração Municipal, o Conselho Municipal do Patrimônio Histórico de Timóteo e a Associação de Moradores do Bairro Novo Horizonte puderam conhecer em primeira mão a versão preliminar revisada do projeto básico, os projetos complementares e a planilha financeira elaborada pela empresa Marka Arquitetura e Engenharia. Esta empresa foi contratada pela Prefeitura de Timóteo por meio de processo licitatório, com a vitória na Tomada de Preços (TP 030/2022), e tem sede em Sete Lagoas.
Ainda no segundo semestre de 2023, após a assinatura do contrato, a empresa iniciou o processo de prestação de serviços técnicos especializados para a elaboração do projeto básico de restauro do Forno Hoffmann, que foi apresentado na reunião técnica de 21 de novembro de 2024. Para a versão apresentada, foram consideradas as tratativas com o Conselho Municipal do Patrimônio Histórico de Timóteo, as consultas à Associação de Moradores do Bairro Novo Horizonte, além dos Cadernos Técnicos dos órgãos reguladores IEPHA e IPHAN/MG, que forneceram orientações com base nos seus manuais técnicos específicos para o restauro de bens tombados.
O Prefeito Douglas Willkys destacou a importância desse esforço institucional para garantir que as intervenções no Forno Hoffmann sigam as diretrizes necessárias para a sua preservação. O projeto de restauro é considerado um grande desafio para a atual administração, atendendo também ao anseio do Conselho do Patrimônio, da associação de bairro e dos moradores da região. O investimento inicial de R$ 224.075,97, com recursos próprios, permitiu a definição das próximas etapas para a restauração desse importante patrimônio público, que, por muito tempo, esteve abandonado. O projeto apresentado pela empresa estimou que serão necessários R$ 2.725.915,87 para a execução do projeto executivo de restauro, o qual deverá ser iniciado em 2025.