O Banco Central (BC) anunciou, nesta terça-feira (26), o vazamento de dados de 1.378 chaves Pix registradas na fintech Cronos Instituição de Pagamento Ltda. O incidente ocorreu entre os dias 5 e 8 de novembro de 2024, devido a falhas nos sistemas da instituição. Este é o 12º vazamento de dados do tipo em 2024, com a autoridade monetária confirmando a exposição de informações sensíveis de clientes.
De acordo com o Banco Central, foram vazados os seguintes dados: nome do usuário, CPF, instituição de relacionamento, agência e número da conta. No entanto, a entidade ressaltou que dados mais críticos, como senhas, informações sobre movimentações ou saldos financeiros, não foram expostos. O BC garantiu que essas informações não permitem a movimentação de recursos ou o acesso a outras informações bancárias.
O Banco Central informou que os clientes afetados serão notificados por meio do aplicativo ou internet banking da instituição financeira responsável. A autoridade também destacou que está tomando as providências necessárias para apurar o incidente e que aplicará as medidas sancionatórias previstas pela regulação vigente.
Este vazamento se soma a outros episódios registrados neste ano, totalizando cerca de 261.376 chaves Pix expostas até o momento. O mais recente incidente foi o vazamento de 644 chaves Pix da Caixa Econômica Federal, ocorrido entre 24 e 25 de setembro.