O livro “Diferentes Gerações, Um Mesmo Amor: Raquel e Margarida” narra a história de mãe e filha que se destacaram na educação e nas artes em Timóteo. Mais do que um relato biográfico, a obra, escrita por Margarida Drumond de Assis, também apresenta os costumes da juventude de outras épocas e o desenvolvimento histórico de Timóteo, desde sua época como distrito até a emancipação em 1964. O lançamento será na sexta-feira (29), às 19h, no auditório da Prefeitura de Timóteo, com uma programação cultural e sessão de autógrafos.
A escritora timotense, que também é jornalista e diretora de teatro, atualmente reside em Vitória (ES). Margarida Drumond é autora de 27 livros, incluindo o romance “Tempo de Saudade”, que aborda a história de Timóteo, e os documentários biográficos “Eu já nasci padre”, sobre Padre Abdala, e “Dom Lara, Vida de Amor, Testemunho de Caridade”, figuras importantes para o município e a região do Vale do Aço. Com “Raquel e Margarida”, a escritora celebra 47 anos de dedicação à literatura.
A nova obra é um tributo a duas mulheres notáveis: Raquel Pacífico Drumond e Margarida Drumond Bowen. Raquel foi a primeira professora nomeada pelo Estado para atuar na cidade, além de dramaturga e diretora de teatro. Seu nome batiza a Biblioteca Pública Municipal de Timóteo. Margarida, por sua vez, filha de Raquel e João Belarmino Drumond, foi a quarta de 14 filhos do casal e também deixou um importante legado de fé, amor pela família, arte e dedicação à cidade de Timóteo.
A escritora Margarida Drumond traz, ao longo do livro, detalhes que vão desde o início da Vila de São Sebastião do Alegre até a emancipação da cidade, com destaque para a rica vida cultural do município, incluindo seus famosos bailes e a promoção do teatro.
O evento de lançamento contará com apresentações culturais, incluindo um espetáculo teatral com alunos da Escola Municipal Angelina Alves de Carvalho, coordenados pela pedagoga Márcia Castro. Também haverá um recital com a participação de Carlos Magno de Almeida, presidente da Associação de Poetas e Escritores do Município de Timóteo (APEMT); a bibliotecária e professora Cleunice Ferreira da Silva; Eva Alice de Sá Araújo, representante da Biblioteca Pública Municipal Raquel Pacífico Drumond; e o músico e professor Marcos Vaz, regente do grupo de Seresta Grãos de Sonhos do Programa Andanças.
O evento promete celebrar a vida, a arte e a história de Timóteo, além de homenagear os laços familiares e culturais que moldaram a cidade.