Tão logo encerrada a eleição, enquanto novos prefeitos começam a montar suas equipes, nas Câmaras Municipais de todo o país começaram as discussões para eleição das mesas diretoras. Em Timóteo, os vereadores já se ajustaram.
Fruto de muitas discussões, um grupo de dez vereadores chegou ao consenso de defender o nome do experiente vereador Adriano Alvarenga para presidir a Casa a partir de 1º de Janeiro de 2025.
O grupo liderado por Alvarenga já traça planos para a nova legislatura, com foco em uma gestão democrática, harmônica e participativa. “Pretendo criar um novo modelo de gestão no legislativo de Timóteo, tendo como principal fundamento um diálogo pacificador e que está de portas abertas àqueles que compartilham do mesmo propósito, que é o de promover o desenvolvimento econômico e social do município”. O vereador entende ainda, que o poder legislativo deve ser um braço de sustentação do poder executivo, atuando de forma harmônica e colaborativa. “Os poderes devem estar unidos, a bem da sociedade, para vivermos mais de perto os problemas da população de Timóteo”, declarou Adriano.
Thiago Torres, vereador de segundo mandato, destacou a importância de respeitar os mandatos dos vereadores, enfatizando a necessidade de uma Câmara que tome decisões coletivas. "Precisamos ter uma câmara democrática que tome decisões coletivas", ressaltou Torres.
O experiente Wladimir Careca, com quatro mandatos em seu currículo, ressaltou a importância da experiência neste momento de transição: "Adriano já foi presidente da Câmara e tem conhecimento suficiente para ajudar neste novo ciclo que a cidade vai viver".
Pastora Sônia, que já acumula três mandatos, também expressou confiança em Adriano Alvarenga, destacando seu amadurecimento ao longo do atual mandato.
Outros vereadores também se manifestaram.
O vereador Brinel Tozatti, que foi procurado para montar outro grupo, optou por apoiar o grupo da maioria, devido à experiência acumulada e a necessidade de garantir estabilidade política na cidade. “Devemos nos unir e fazer a defesa dos interesses legítimos da população, o vereador Adriano sempre foi um bom parceiro dentro legislativo municipal”, lembrou Tozatti.
O grupo de apoio a Alvarenga é complementado pela vereadora Renara, Lair Bueno, Fred Gualberto, que irão estrear na Câmara, além do ex-presidente Diogo Siqueira, que retorna à casa legislativa.
O apoio do vereador Fred Gualberto vem junto com sua estreia no Legislativo. Embora novato, o vereador tem no pai, Vereador Gualberto, inspiração para seu mandato que garante, será pautado em continuar as ações positivas que ele já conseguiu realizar.
O campeão de votos desta eleição, Vereador Raimundinho, se somou ao grupo e destacou que a experiência de Adriano será importante neste momento: “Conheco o potencial do colega Adriano Alvarenga para dirigir os trabalhos no legislativo municipal, daí ele poder contar, antecipadamente, com o meu voto para presidente”, frisou Raimundinho.
O novato Dr. Lair Bueno, advogado que cumprirá seu primeiro mandato, mas já é experimentado na vida pública municipal já garantiu seu apoio: “Vejo que o Adriano reúne todas as condições de gerar diálogo e harmonizar entre os poderes, todos nós queremos o bem da cidade”, ponderou Bueno.
Quem está voltando à Câmara e também já presidiu a Casa é o Vereador Diogo Siqueira e já garantiu que votará em Alvarenga. Parte do grupo de apoio ao vereador Adriano Alvarenga já se reuniu com o prefeito eleito de Timóteo, Capitão Vitor. Segundo fontes, o encontro foi bastante cordial e respeitoso, com parte dos presentes já tendo manifestado a intenção de colaborar com a governabilidade na futura gestão municipal.
Por sua vez, o prefeito eleito manifestou sua decisão de não intervir na decisão dos vereadores e vereadoras, respeitando a vontade da maioria e também, a independência do Poder Legislativo, conforme a legítima soberania dos poderes constituídos.
A eleição acontecerá em 1o de Janeiro e em seguida ocorre a posse dos eleitos.
Os Canais VOX farão a cobertura.