Error
Publicidade

TikTok vai restringir filtros de beleza para adolescentes por questões de saúde mental

A plataforma também informou que está reforçando seus sistemas para impedir o acesso de usuários menores de 13 anos.

27/11/2024 às 16h44
Por: Redação
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Freepik
Foto: Reprodução/Freepik

O TikTok anunciou novas restrições para o uso de filtros de beleza entre adolescentes, com o objetivo de combater os impactos negativos na autoestima e o aumento da ansiedade. A partir das próximas semanas, usuários com menos de 18 anos não poderão utilizar filtros que alterem aspectos como o tamanho dos olhos, lábios ou o tom da pele, como o popular "Bold Glamour".

As mudanças foram divulgadas durante um fórum de segurança na sede europeia da empresa, em Dublin, mas sua eficácia dependerá de um controle rigoroso da idade dos usuários.

A preocupação com os filtros de beleza, alguns fornecidos pela própria plataforma e outros criados por usuários, aumentou devido à pressão que esses efeitos visuais exercem sobre os adolescentes, especialmente as meninas. 

Muitos jovens relataram que, após usar filtros, passaram a achar seu rosto real feio, conforme reportado pelo The Guardian.

Além disso, o TikTok informou que está reforçando seus sistemas para impedir o acesso de usuários menores de 13 anos, o que pode resultar na remoção de milhares de crianças, especialmente no Reino Unido, da plataforma. 

O TikTok também lançará, até o final do ano, um teste de novos sistemas automatizados que utilizam aprendizado de máquina para identificar e bloquear usuários que tentem burlar as restrições de idade.

Essas novas "proteções", tanto para os filtros de beleza quanto para a verificação de idade, fazem parte de um movimento mais amplo de ajustes nas políticas de segurança online das plataformas de mídia social, em resposta às regulamentações mais rigorosas que deverão ser implementadas nos próximos meses, com possíveis penalidades pesadas por descumprimento.

Chloe Setter, líder de políticas públicas de segurança infantil do TikTok, afirmou que essas medidas devem ajudar a empresa a detectar e remover rapidamente os perfis irregulares. 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Publicidade
Publicidade