Onze paratletas do Polo Sete de Outubro/Liga Ipatinguense de Esportes Especializados (Liespe), projeto mantido pela Prefeitura de Ipatinga, estão representando Minas Gerais nas Paralimpíadas Escolares 2024, realizadas no Centro Paralímpico Brasileiro (CPB), em São Paulo. A competição começou nesta quarta-feira (27) e vai até sábado (30).
O evento, considerado o maior em modalidades paralímpicas escolares do Brasil, reúne 176 jovens paratletas na delegação mineira. Eles competem com atletas dos 72 Centros de Referência Paralímpicos do país.
Os representantes de Ipatinga fazem parte do Projeto Esporte Cidadania, desenvolvido no Polo de Educação Integral Sete de Outubro, no bairro Veneza. A iniciativa resulta de uma parceria entre as Secretarias de Educação (SME), Cultura, Esporte e Lazer (Semcel), e Liespe, reforçando o compromisso do município com o incentivo ao esporte inclusivo.
A equipe de Ipatinga compete em provas de atletismo, como corridas, saltos, arremessos e lançamentos. Os 11 paratletas são:
O secretário de Cultura, Esporte e Lazer, Carlão Oliveira, que acompanha a delegação, destacou que o projeto é resultado de uma parceria entre a prefeitura e o Comitê Paralímpico Brasileiro, promovendo a inclusão e descoberta de talentos. "O projeto paralímpico de Ipatinga foi implantado pelo atual governo para estimular a prática do paradesporto e fortalecer políticas de inclusão social na cidade", afirmou.
A comissão de apoio inclui profissionais como Simone Martinho, Rosane Maria, Gustavo Felipe, Marcelo Ribeiro, Ildeu Pereira e João Honorato, que garantem suporte técnico e médico aos jovens atletas.
O empenho de Ipatinga em investir no esporte inclusivo posiciona a cidade como referência no estímulo ao paradesporto e na formação de futuros talentos paralímpicos.