Em busca de uma vaga na próxima Copa Libertadores, o Cruzeiro tentará superar um longo jejum de vitórias fora de casa no duelo contra o Bragantino, neste domingo (1º), às 18h30 (de Brasília), no Estádio Nabi Abi Chedid, em Bragança Paulista, pela 36ª rodada do Campeonato Brasileiro.
O time comandado por Fernando Diniz vai a campo em uma situação delicada. Desde 27 de julho, quando goleou o Botafogo por 3 a 0 no Rio de Janeiro, o Cruzeiro não vence como visitante no Campeonato Brasileiro. Naquele jogo, pela 20ª rodada, a equipe ainda era dirigida por Fernando Seabra. Desde então, o time celeste acumulou quatro derrotas e dois empates fora de casa.
Embora o Cruzeiro tenha enfrentado dificuldades no Brasileirão, o time encontrou algum alívio na Copa Sul-Americana. No dia 30 de outubro, a equipe celeste venceu o Lanús, por 1 a 0, na Argentina, e se classificou para a final da competição continental. Esse foi o único triunfo fora de casa desde a vitória sobre o Botafogo.
Com três rodadas para o fim do Campeonato Brasileiro, o Cruzeiro ocupa a sétima posição, com 48 pontos, um a mais que Bahia e Corinthians, que estão na sequência, em oitavo e nono lugar. Apesar de ter ficado distante do G6 nas últimas rodadas, o time mineiro ainda alimenta a esperança de conquistar uma vaga na Libertadores de 2025. De acordo com cálculos da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), as chances do Cruzeiro alcançar a competição continental diminuíram para 27%, após o empate sem gols contra o Grêmio, no Mineirão. Antes desse confronto, a probabilidade era de 33,1%.
Enquanto isso, o Bragantino, que está em crise, luta contra o rebaixamento. A equipe ocupa o 18º lugar, com 37 pontos, e enfrenta uma batalha contra a degola nas últimas rodadas da Série A.
Com o objetivo de encerrar o jejum fora de casa e seguir firme na luta por uma vaga na Libertadores, o Cruzeiro entra em campo com a necessidade de conquistar os três pontos diante de um adversário em situação igualmente complicada.