Error
Publicidade

STF marca julgamento de ação de Bolsonaro que tenta impedir Moraes de relatar inquérito

A análise ocorrerá no plenário virtual, onde os ministros do Supremo registram seus votos em um sistema eletrônico, sem reuniões presenciais.

29/11/2024 às 16h00
Por: Redação
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Agência Brasil/Marcelo Camargo
Foto: Reprodução/Agência Brasil/Marcelo Camargo

O Supremo Tribunal Federal (STF) agendou para o dia 6 de dezembro o julgamento de um recurso apresentado pela defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro, que busca afastar o ministro Alexandre de Moraes da relatoria do inquérito sobre o golpe.

O recurso será analisado pelo plenário da Corte, que decidirá se mantém ou não a decisão de fevereiro deste ano, quando o presidente do STF, ministro Luís Roberto Barroso, rejeitou o pedido de Bolsonaro para que Moraes fosse impedido de atuar no caso. 

A defesa do ex-presidente argumenta que, como Alexandre de Moraes é uma das vítimas das investigações, ele não poderia atuar no processo, de acordo com o Código de Processo Penal (CPP), que proíbe que um juiz atue em casos nos quais seja parte ou tenha interesse direto.

Na semana passada, Bolsonaro e outros 36 aliados foram indiciados pela Polícia Federal (PF) por tentativa de golpe. 

As investigações apontam que Bolsonaro tinha conhecimento de um plano para matar Moraes, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o vice-presidente Geraldo Alckmin.

O julgamento ocorrerá no plenário virtual do STF, onde os ministros registram seus votos no sistema eletrônico, sem deliberação presencial.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Publicidade
Publicidade