Error
Publicidade

Aneel anuncia bandeira verde para dezembro e conta de luz ficará mais barata

As chuvas das últimas semanas levaram a agência a adotar uma perspectiva otimista para o final do ano.

29/11/2024 às 16h21
Por: Redação
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Agência Brasil/Marcelo Camargo
Foto: Reprodução/Agência Brasil/Marcelo Camargo

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou nesta sexta-feira (29) que, em dezembro, a bandeira tarifária será verde, o que significa que não haverá cobrança de taxa extra na conta de luz.

A decisão foi tomada devido à "expressiva melhora" nas condições de geração de energia, favorecida pelas chuvas. No mês de novembro, a bandeira vigente foi a amarela, com uma cobrança adicional de R$ 1,88 a cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos.

Com a bandeira verde em dezembro, esse valor extra não será mais cobrado. A Aneel explicou que o período de chuvas mais intensas das últimas semanas favoreceu a geração de energia hidrelétrica, que tem custo inferior ao das fontes termelétricas, frequentemente acionadas quando os níveis dos reservatórios estão baixos.

Dezembro será o primeiro mês sem cobrança adicional desde agosto, quando a bandeira vermelha patamar 1 foi acionada, uma das mais caras no sistema de bandeiras da agência.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários