A professora Hellen Cristina Luzia de Souza Nascimento, da Escola Municipal Novo Tempo, em Timóteo, foi uma das vencedoras do prêmio “Cooperar para Transformar”, edição 2024, promovido pelo Instituto Sicoob (Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil). Hellen foi a única educadora de Minas Gerais a ser reconhecida na categoria Educador Transformador, com o resultado divulgado nesta semana.
Graduada em pedagogia e integrante da rede municipal de ensino desde 2016, a educadora comemorou o reconhecimento nacional. Segundo Hellen, o trabalho teve como objetivo estimular os alunos a desenvolverem uma visão crítica de mundo, por meio da cultura cooperativista, ajudando-os a adquirir competências para tomar decisões, enfrentar desafios e trabalhar em equipe. O projeto foi desenvolvido em parceria com os educadores do 1º e 2º anos da Escola Novo Tempo.
A categoria Educador Transformador destaca profissionais que se sobressaem em programas como Cooperativa Mirim, Financinhas nas Escolas e Concurso Cultural, iniciativas voltadas à educação financeira de crianças de 6 a 10 anos. Esses programas, alinhados à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), abordam a temática de forma lúdica e adequada ao universo infantil. Além da categoria Educador Transformador, o prêmio também contempla Voluntário Transformador e Geração Transformadora. Como parte da premiação, os vencedores participarão de uma viagem a Brasília, em janeiro de 2025, onde visitarão pontos turísticos e participarão de uma roda de conversa no Sicoob com o tema “Educação que Transforma”.
Hellen foi premiada pelo projeto “Cooperativismo na Escola”, que trabalhou a cultura cooperativista e a educação financeira com a turma do 2º ano do Ensino Fundamental de maneira interdisciplinar, envolvendo todos os componentes curriculares. O projeto também ofereceu um curso de educação financeira para microempreendedores locais, em parceria com o Sicoob Copesita. Entre as atividades desenvolvidas com os alunos, destacam-se ações como contação de histórias sobre o tema, explicações sobre a origem do dinheiro e os processos de compra e venda, orientações sobre o sistema monetário brasileiro, instalação de uma “vendinha” em sala de aula, visita a um supermercado para comparação de preços e reflexões sobre consumo consciente e poupança.
O reconhecimento do Instituto Sicoob evidencia a relevância do trabalho desenvolvido pela professora, que contribui para a formação de alunos mais conscientes e preparados para um futuro baseado em princípios cooperativos e solidários.