Os alunos das escolas municipais de Timóteo estão participando, até o próximo dia 2 de dezembro, das Avaliações Externas Somativas 2024, promovidas pelo Sistema Mineiro de Avaliação e Equidade da Educação Pública (Simave). A iniciativa, que começou no dia 26 de novembro, é uma importante ferramenta de avaliação e monitoramento da educação básica em Minas Gerais.
Participam das provas todos os estudantes do 2º, 5º e 9º anos das escolas públicas de ensino fundamental, além dos alunos do 3º ano do ensino médio das escolas estaduais. De acordo com Sirlaine Aparecida Castro Araújo, gerente de ensino da Secretaria Municipal de Educação de Timóteo, esse é um momento avaliativo singular, no qual os alunos têm a oportunidade de demonstrar seus conhecimentos em Língua Portuguesa e Matemática. Para ela, o processo permite confirmar o desempenho escolar e a evolução das habilidades adquiridas ao longo da trajetória formativa dos estudantes.
A realização das Avaliações Externas Somativas também promove momentos de reflexão e discussão sobre as potencialidades das escolas, os resultados obtidos, as fragilidades identificadas e os fatores que podem ser decisivos para o alcance das metas propostas.
Até 2023, essas avaliações eram conhecidas separadamente como Programa de Avaliação da Alfabetização (Proalfa) e Programa de Avaliação da Rede Pública de Educação Básica (Proeb). Apesar de integrarem o Simave, eram tratadas de forma independente. Para tornar a abrangência e os objetivos do sistema mais claros, essas denominações foram unificadas. Agora, as provas fazem parte das Avaliações Externas Somativas – Simave, proporcionando um processo mais integrado e abrangente.
Timóteo tem registrado bons resultados de proficiência em anos anteriores. A cidade, no entanto, segue potencializando atividades e projetos voltados às habilidades mensuradas nessas avaliações, promovendo dias D, simulados e ações de conscientização junto à comunidade escolar sobre a importância do programa.