O Vale do Aço deu um importante passo para o fortalecimento do turismo regional. Na última sexta-feira (29/11), em Ipatinga, o Sebrae Minas promoveu um evento que apresentou quatro novos produtos turísticos estruturados para comercialização. Os empreendedores dos roteiros Serra dos Cocais e Ipatinga Rural, Rota do Mutum e Vales dos Tropeiros Cicloturismo participaram da ação, que conectou pequenos negócios aos profissionais do setor, como agentes de viagem, hotéis, serviços receptivos e entidades do segmento.
O objetivo da ação é fomentar a inovação e aumentar a visitação nas 28 cidades que compõem o Vale do Aço. O analista do Sebrae Minas, Alessandro Challub, destacou que a região possui uma grande diversidade de atrativos, como gastronomia, áreas rurais de beleza natural, artesanato e, claro, a hospitalidade mineira. Ele ressaltou que a região oferece desde passeios tranquilos para famílias até aventuras para quem busca esportes radicais.
O evento também contou com a presença de Mauro Guimarães, diretor-geral da Agência de Desenvolvimento da Região Metropolitana do Vale do Aço, que falou sobre os avanços do setor turístico no estado, destacando que Minas Gerais registrou um crescimento de 7,6% no desempenho turístico no primeiro bimestre de 2024. Ele reforçou que o Vale do Aço, com seu grande potencial, é um dos focos de investimento do governo estadual.
Entre os participantes, a empreendedora Adriana Venâncio, da Saboaria Arômata da Serra, destacou a importância da cooperação entre os negócios locais para fortalecer a identidade da região e atrair novos públicos. O evento também foi uma oportunidade para que agentes de turismo, como Uel Martins da Uel Trekking, conhecessem novos produtos turísticos e pensassem em formas de explorá-los e comercializá-los.
O Vale do Aço Destino Turístico é uma iniciativa do Sebrae Minas, em parceria com diversas entidades locais e regionais, e tem como objetivo impulsionar a economia da região por meio da valorização de suas riquezas naturais, culturais e gastronômicas, além de incentivar o empreendedorismo.
Este projeto já é um marco na região, que conta com mais de 190 atrativos turísticos catalogados e uma rica oferta gastronômica, com festivais consagrados como Comida di Buteco e Ipatinga Gourmet. A expectativa é que o Vale do Aço se torne um dos cinco principais destinos de eventos e convenções de Minas Gerais.