Error
Publicidade

Pix ultrapassa dinheiro e se torna o meio de pagamento preferido no Brasil

Pesquisa do Banco Central revela que 76,4% dos brasileiros já utilizam o sistema, superando o uso de cédulas e moedas

04/12/2024 às 12h57
Por: Redação
Compartilhe:
Foto: Reprodução / Agência Brasil
Foto: Reprodução / Agência Brasil

O Pix se consolidou como o meio de pagamento mais popular entre os brasileiros, superando o uso de dinheiro em espécie. Essa é a principal conclusão da pesquisa “O brasileiro e sua relação com o dinheiro”, divulgada nesta quarta-feira (4) pelo Banco Central (BC).

Segundo o levantamento, 76,4% da população brasileira utiliza o Pix, e ele é o meio de pagamento mais frequente para 46% dos entrevistados. Em comparação, o dinheiro em espécie (cédulas e moedas) é usado por 68,9% dos brasileiros, sendo o meio mais frequente para 22% da população.

Os cartões de débito e crédito também aparecem como formas comuns de pagamento. O cartão de crédito é o mais utilizado com maior frequência nos estabelecimentos comerciais, com 42% dos brasileiros optando por ele.

Confira os meios de pagamento mais utilizados pelos brasileiros:

Pix: 76,4%

Cartão de débito: 69,1%

Dinheiro: 68,9%

Cartão de crédito: 51,6%

Débito automático: 32,8%

Outras transferências eletrônicas: 15,8%

Vale-refeição ou alimentação: 14,7%

Outros meios: 0,2%

Comparando com a última edição da pesquisa, realizada em 2021, o Pix tinha acabado de ser lançado e era utilizado por 46% da população, com uma frequência de uso de 17%. Naquele ano, o dinheiro era o meio de pagamento predominante, sendo utilizado por 83,6% da população, e o mais frequente para 42% dos entrevistados.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Publicidade
Publicidade
Publicidade