Error
Publicidade

Fabriciano intensifica combate às arboviroses com mutirão e ações de conscientização

Prefeitura realiza mutirão e intensifica ações preventivas contra Dengue, Zika e Chikungunya entre os dias 4 e 13 de dezembro

04/12/2024 às 16h39
Por: Marcelo Corrêa
Compartilhe:
Em casos suspeitos, os moradores devem procurar as Unidades Básicas de Saúde (UBS), que funcionam de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h Foto: PMCF
Em casos suspeitos, os moradores devem procurar as Unidades Básicas de Saúde (UBS), que funcionam de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h Foto: PMCF

A Prefeitura de Coronel Fabriciano, por meio da Secretaria de Governança da Saúde, realiza entre os dias 4 e 13 de dezembro mais uma ação de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya. As atividades começam nesta quarta-feira (04) com visitas domiciliares realizadas pelos Agentes Comunitários de Endemias, com o apoio dos Agentes Comunitários de Saúde, nos bairros Vila Bom Jesus e JK. Aproximadamente 100 profissionais percorrerão as casas do município.

De acordo com a Gerente de Vigilância em Saúde, Vânia Tavares, as equipes irão orientar os moradores sobre como realizar a limpeza adequada de suas residências e quintais, além de distribuir material educativo e sacos plásticos para descarte de itens inservíveis. "Vamos até as residências para orientar os moradores sobre o que não pode ficar a céu aberto, a fim de evitar a proliferação do Aedes aegypti, principalmente neste período de chuvas. O morador receberá um saco plástico para ajudar na limpeza dentro de casa e no quintal", explicou Vânia.

Novo Levantamento LIRAa

A Secretaria de Governança da Saúde concluiu recentemente o novo levantamento do Índice Rápido de Infestação do Aedes aegypti (LIRAa), que apontou um índice de infestação de 4,4%. O resultado mostrou um aumento na incidência de larvas nas residências, o que era esperado devido ao período chuvoso, época de maior proliferação do mosquito. Os bairros com maior índice de infestação foram: Padre Rocha (29%), Vila Bom Jesus (21,7%), Santa Rita e Todos os Santos (11,7%) e Melo Viana (10,8%).

De janeiro a novembro de 2024, foram registrados 4.497 casos de Dengue, 10.550 de Chikungunya e nenhum caso confirmado de Zika, conforme o banco de dados da Vigilância Epidemiológica.

Ações de Combate

As ações de combate às arboviroses fazem parte do Plano Municipal de Combate ao Aedes aegypti. Embora as atividades de fiscalização, conscientização e educação aconteçam ao longo do ano, elas são intensificadas nesta época. "Precisamos do apoio da população para receber nossos agentes e, principalmente, evitar o acúmulo de água parada em suas casas. O momento é agora para prevenir surtos de dengue em nossa cidade", ressaltou o secretário Ricardo Cacau.

Além do mutirão, o município já iniciou a aplicação de fumacê nas áreas notificadas e nas regiões próximas aos córregos. A Prefeitura também intensificou ações de conscientização com palestras de Educação em Saúde nas escolas e polos do Programa Mexa-se. Médicos, enfermeiros e profissionais da Atenção Básica, UPA e Hospital estão participando de capacitação especializada no manejo clínico de pacientes com suspeita de arboviroses, visando um atendimento de qualidade e a redução de complicações.

Sintomas e Cuidados

Os principais sintomas da Dengue, Zika e Chikungunya incluem febre (geralmente entre 2 e 7 dias), náuseas, vômitos, manchas vermelhas pelo corpo e dores no corpo, nas articulações, na cabeça e atrás dos olhos. Em crianças, o quadro febril pode surgir de forma súbita, sem motivo aparente.

Em casos suspeitos, os moradores devem procurar as Unidades Básicas de Saúde (UBS), que funcionam de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h. Se os sintomas se agravarem, a orientação é procurar a UPA 24 Horas ou o Hospital Dr. José Maria Morais, unidades de referência para atendimentos emergenciais.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Coronel Fabriciano - MG
Sobre o município
Coronel Fabriciano é um município brasileiro no interior do estado de Minas Gerais, Região Sudeste do país. Localiza-se no Vale do Rio Doce e pertence à Região Metropolitana do Vale do Aço, estando situado a cerca de 200 km a leste da capital do estado.
Ver notícias
Publicidade
Publicidade
Publicidade