Neste sábado (7), Ipatinga sedia a segunda edição do Festival Paralímpico, um evento que promove a inclusão e a participação no Movimento Paralímpico em âmbito nacional. Realizado no galpão coberto do Parque Ipanema, o festival contará com competições de vôlei sentado, bocha paralímpica e atletismo.
Organizado pela Prefeitura de Ipatinga, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer (Semcel), e com apoio da Secretaria Municipal de Educação (SME), o evento terá início às 9h, reunindo mais de 180 crianças e adolescentes com idades entre 7 e 17 anos.
A competição acontece poucos dias após o excelente desempenho dos atletas do Polo Sete de Outubro/Liespe nas Paralimpíadas Escolares, realizadas em São Paulo. Eles conquistaram dez medalhas de ouro, uma de prata e seis de bronze, ajudando a delegação mineira a alcançar o 3º lugar na classificação geral da maior competição mundial para jovens com deficiência.
Atletas como Victório da Silva, Patrick Cauã e Isaque Oliveira, que quebraram recordes e garantiram vitórias marcantes na competição nacional, estarão presentes no Festival. O evento também celebra o Dia Internacional da Luta da Pessoa com Deficiência, comemorado em 3 de dezembro.
Patrocinado pela Caixa e organizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), o Festival Paralímpico ocorre simultaneamente nas 27 unidades federativas do país. Ele oferece uma vivência recreativa e lúdica de modalidades paralímpicas, tanto para pessoas com deficiência (física, visual e intelectual) quanto, de forma experimental, para crianças e jovens sem deficiência dentro da mesma faixa etária.
“O Festival é uma grande oportunidade para estimular crianças com deficiência a praticarem modalidades paralímpicas, promovendo inclusão e participação no movimento paralímpico. Além disso, teremos atividades abertas para experimentação paradesportiva, incentivando ainda mais a integração e a prática esportiva”, destacou Carlão Oliveira, secretário municipal de Cultura, Esporte e Lazer.
O evento reforça a força do esporte paralímpico em Ipatinga e a importância do incentivo à inclusão por meio da prática esportiva.