O filme "Ainda Estou Aqui", dirigido por Walter Salles, foi anunciado como um dos indicados ao Globo de Ouro na categoria de melhor filme em língua estrangeira. O anúncio ocorreu na manhã desta segunda-feira (9), feito pelos atores Mindy Kaling e Morris Chestnut.
Baseado no livro homônimo de Marcelo Rubens Paiva, o longa narra a história de Eunice Paiva, vivida por Fernanda Torres, uma mulher que lutou pelo reconhecimento da morte de seu marido, Rubens Paiva, durante a ditadura militar.
A cerimônia do Globo de Ouro está marcada para 5 de janeiro de 2025, no Beverly Hilton, em Los Angeles.
Após décadas sem prêmios no Festival de Veneza, o Brasil voltou a ser reconhecido neste ano. "Ainda Estou Aqui" conquistou o prêmio de melhor roteiro na 81ª edição do evento, assinado por Murilo Hauser e Heitor Lorega.
Além disso, o longa foi confirmado como elegível ao Oscar 2025 na categoria de melhor filme internacional. A produção integra uma lista de 85 títulos internacionais divulgada pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, que também inclui 31 longas de animação e 169 documentários.
No Brasil, "Ainda Estou Aqui" tornou-se a maior bilheteria do pós-pandemia, arrecadando R$ 47,5 milhões até o início de dezembro, superando "Minha Irmã e Eu", com R$ 43,65 milhões em 2023, segundo a Comscore.
Indicados na categoria de Melhor Filme em Língua Estrangeira: