Na tarde desta terça-feira (10), o plenário da Câmara Municipal de Coronel Fabriciano (CMCF) recebeu a última sessão ordinária do ano e da atual legislatura (2021-2024).
Em um clima de despedida para os vereadores não reeleitos e homenagens em meio à sessão, seis dos dez parlamentares que voltarão à Casa Legislativa no próximo mandato já declararam suas intenções de voto para a presidência da Câmara, cuja eleição, juntamente com toda a Mesa Diretora, será no próximo dia 1° de janeiro durante a cerimônia de posse.
Em Coronel Fabriciano, o mandato de cada chefe do Legislativo eleito para presidir a Câmara é de dois anos.
O nome de preferência apontado publicamente pelos vereadores Beto Cavaleiro (PL), Ronilson Burrinho (PSDB), Cristiano do Cais (União Brasil), Miltinho do Sacolão (PSDB), Reginaldo Messias (PSD) e Paulinho (PL) nesta terça foi o do atual presidente da CMCF, Luciano Lugão (Mobiliza), que entrará em seu quinto mandato como parlamentar local e que completa este ano a segunda vez em que preside a chamada “Casa do Povo” fabricianense.
Na Câmara Municipal de Coronel Fabriciano, o número de vereadores é 17.
Na eleição da Mesa Diretora para o biênio 2025-2026, a vitória se dará, como sempre, por maioria simples, ou seja, a candidatura que obtiver nove votos será a vencedora.
Ainda não houve registro de chapa, porém, o nome do presidente Luciano Lugão, embora ele, Lugão, ainda não tenha declarado publicamente sua nova candidatura à chefia do Legislativo fabricianense, já conta (o nome), se não houver mudança dos posicionamentos antecipados nesta terça, com pelo menos sete intenções de voto, ou seja, os seis que atestaram a escolha por Luciano Lugão e o futuro voto, obviamente, do próprio parlamentar que atualmente preside a Câmara Municipal de Coronel Fabriciano.
Faltariam então apenas mais dois votos para a vitória.
Vale lembrar que um dos 17 parlamentares escolhidos para a próxima legislatura é declaradamente oposição ao atual prefeito, Dr. Marcos Vinícius (sem partido), e também ao seu sucessor, Sadi Lucca (PL). Trata-se de Chico Simões (PT), ex-prefeito por três mandatos na cidade.
Os outros 16, ao que tudo indica, deverão compor a base governista, que também deverá conviver com a oposição do próprio Chico Simões, que, dificilmente, votaria em uma candidatura como a de Luciano Lugão.
Declarações
A reportagem VOX recortou então o momento, durante a última reunião ordinária do ano, em que os cinco vereadores que apoiam Lugão declararam suas intenções de voto para o primeiro dia de 2025.
O primeiro a falar foi Beto Cavaleiro. Ouça:
Agora, a fala de Ronilson Burrinho em favor de Luciano Lugão. Ouça:
A manifestação do vereador Paulinho. Ouça:
Miltinho do Sacolão também anunciou que votará em Luciano Lugão. Ouça:
Por fim, Cristiano do Cais, que concorreu com o próprio Lugão na última eleição para a presidência da CMCF, em 2022, também fez o seu anúncio. Ouça:
Luciano Lugão agradeceu, mas não entrou em detalhes sobre sua eventual candidatura durante a última sessão ordinária do ano. Ouça:
Demais vereadores
Dentre os dez parlamentares reeleitos para o próximo mandato em Coronel Fabriciano, além dos sete já citados, estão Zezinho do Sinttrocel (PSB), Thiago Lucas (PSB) e Adriano Martins (Podemos).
Na próxima legislatura, a Câmara Municipal fabricianense ainda receberá os vereadores Canídia (Solidariedade), Marcelo Motorista (PSB), Reinaldo da Saúde (União Brasil), Ley Wanderley (PSB), Bruno Lázaro (PSD), Valdir Motorista (Solidariedade) e o próprio Chico Simões. Todos igualmente eleitos em 2024.
Mais bastidores
Nos bastidores, nomes como o de Canídia, que já presidiu a Casa Legislativa, e Zezinho do Sinttrocel, também estariam entre os cogitados para candidatura à presidência da CMCF.
Inclusive, Zezinho do Sinttrocel, na mesma sessão ordinária, usou poucas palavras ao falar sobre eleição da próxima Mesa Diretora no dia da posse. Ouça:
O declarado voto de Reginaldo Messias em Luciano Lugão. Ouça: