A cidade de Ipatinga promove, nesta sexta-feira (13 de dezembro), um curso de formação em Educação Patrimonial, com o tema “Preservação e Legislação para um Futuro Sustentável”. O evento será realizado na Biblioteca Pública Zumbi dos Palmares, localizada na Rua Mariana, 119, no Centro, e está aberto ao público interessado.
O programa tem como objetivo propor estratégias e abordagens inovadoras para fomentar a preservação do patrimônio histórico e cultural. Os participantes irão aprender sobre os princípios de preservação, legislação cultural e estratégias educativas voltadas à gestão do patrimônio.
O curso é dividido em dois grupos:
A capacitação será conduzida por Paula Miranda de Oliveira, historiadora e mestre em História e Culturas Políticas pela UFMG. O evento é promovido por Baroque Arquitetura & Consultoria, em parceria com o Conselho Municipal do Patrimônio Histórico e Artístico de Ipatinga (Comphai) e a Prefeitura de Ipatinga, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer.
O secretário de Cultura, Esporte e Lazer, Carlão Oliveira, destacou:
“Capacitar professores e proprietários de bens tombados e inventariados é fundamental para conscientizar a população sobre a importância de preservar nosso patrimônio histórico e cultural. A educação patrimonial é um elemento essencial para promover uma conscientização coletiva.”
Este evento reafirma o compromisso de Ipatinga com a proteção e valorização de seu legado histórico, promovendo uma cultura de sustentabilidade e educação patrimonial.