A pesquisa Radar Febraban, divulgada nesta segunda-feira (26), revela que a maioria dos brasileiros está otimista em relação a 2025. O levantamento mostrou que 75% dos entrevistados têm uma visão positiva sobre o próximo ano, um leve aumento em comparação aos 74% registrados em dezembro de 2023.
O estudo também apontou que 80% dos brasileiros avaliaram que sua vida pessoal e familiar melhorou (46%) ou permaneceu igual (34%) em 2024. Entre as áreas que mais impactaram positivamente, emprego e renda lideraram com 23% das respostas, seguidas por saúde (9%) e educação (7%).
Apesar do otimismo geral, a pesquisa revelou que 68% dos entrevistados acreditam que a inflação, o custo de vida e a taxa de juros devem aumentar no próximo ano.
Antonio Lavareda, presidente do Conselho Científico do Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (Ipesp), destacou que 2024 foi marcado por um "viés positivo" para as pessoas e famílias, principalmente devido ao aumento do emprego.
No entanto, fatores como seca, queimadas e notícias sobre alta da Selic, juros e inflação influenciaram negativamente as expectativas econômicas.
O Radar Febraban foi realizado entre 5 e 9 de dezembro, com a participação de 2 mil pessoas de todas as regiões do País. O resultado completo está disponível no site da Febraban.