O Brasil deve alcançar, nesta segunda-feira (30), um novo recorde anual de turistas estrangeiros, superando o número de visitantes registrados em 2018.
Até ontem, o Ministério do Turismo contabilizava a chegada de 6,607 milhões de turistas internacionais ao país, sendo que o recorde anterior, de 6,621 milhões, foi registrado em 2018. Com a média diária de entradas no período de verão, espera-se que esse número seja ultrapassado nas próximas horas.
Esse desempenho coloca o Brasil mais perto da meta do Plano Nacional de Turismo (PNT), que estipula a chegada de 8,1 milhões de turistas estrangeiros até 2027.
O ministro do Turismo, Celso Sabino, celebrou os números, destacando a maturidade do setor em atrair visitantes internacionais, superando até mesmo os fluxos registrados nos anos de Copa do Mundo (2014) e Olimpíadas (2016). "Este é um momento histórico. O governo do presidente Lula mostra, mais uma vez, que o Brasil está de volta e a todo vapor", afirmou Sabino à CNN. "Estamos comemorando esse feito e já trabalhando para alcançar um novo recorde em 2025", completou.
Até novembro, os turistas argentinos lideravam as chegadas ao Brasil, com mais de 1,7 milhão de visitantes. Os Estados Unidos ficaram em segundo lugar, com 640 mil turistas. Já os países vizinhos Chile, Paraguai e Uruguai enviaram um total de 1,331 milhão de visitantes.