Fernanda Torres, 59 anos, fez história no último Globo de Ouro ao se tornar a primeira brasileira a conquistar o prêmio de Melhor Atriz em Filme de Drama. A atriz foi premiada por sua atuação como Eunice Paiva no longa "Ainda Estou Aqui", dirigido por Walter Salles. A cerimônia, realizada no domingo (5), marcou um feito inédito para a atriz e para o cinema brasileiro.
Torres superou grandes nomes de Hollywood, como Angelina Jolie, que concorria por sua interpretação de Maria Callas, e Nicole Kidman, indicada por "Babygirl". Com a vitória, ela amplia as possibilidades de uma futura indicação ao Oscar 2025, na mesma categoria.
Em seu discurso, visivelmente emocionada, a atriz começou agradecendo aos presentes e à oportunidade. "Meu Deus, eu não preparei nada, não sabia se estava pronta. Este foi um ano extraordinário para as atrizes. Há tantas aqui que eu admiro profundamente", disse ela.
A atriz também fez questão de agradecer a pessoas fundamentais em sua trajetória. "Quero agradecer ao Walter Salles, meu parceiro e amigo. Que trajetória, Walter! Também quero dedicar este prêmio à minha mãe. Vocês não fazem ideia… Ela esteve aqui há 25 anos. Isso é uma prova de que a arte permanece ao longo da vida, mesmo em momentos difíceis, como os que Eunice Paiva enfrentou", afirmou.
Ela ainda destacou a relevância do prêmio, lembrando a indicação de sua mãe ao Globo de Ouro há 25 anos por sua atuação em "Central do Brasil". "Vocês não imaginam o quanto isso significa para mim. Por isso, dedico este momento à minha mãe, à minha família, ao Andrucha, ao Selton, aos meus filhos e a todos. Muito obrigada ao Globo de Ouro, a Michael Parker, a Mara e tantas outras pessoas. Muito obrigada!"
Embora Fernanda Torres tenha levado para casa o prêmio de Melhor Atriz, "Ainda Estou Aqui" não conquistou o prêmio de Melhor Filme em Língua Não Inglesa. O vencedor da categoria foi "Emilia Pérez", um filme francês.
"Ainda Estou Aqui", adaptação do livro homônimo de Marcelo Rubens Paiva, é ambientado na década de 1970, durante o auge da ditadura militar no Brasil. O longa acompanha a história da família Paiva, composta por Rubens (interpretado por Selton Mello), Eunice (vivida por Fernanda Torres) e seus filhos.