Os canais VOX foram acionados por moradores do bairro JK, em Coronel Fabriciano, que apontaram problemas estruturais nas ruas Oito e, principalmente, Nove, e cobraram ações que, segundo eles, foram prometidas pela Prefeitura (PMCF).
“Há muitos anos que um buraco do gabião aqui, na altura do número 139, na rua Nove, não foi fechado. Prometeram resolver nos tempos de eleição, principalmente o Dr. Marcos Vinícius e o Sadi (Lucca), e não resolveram. Asfaltaram a avenida Cananéia (bairro JK), mas não mexeram na rua Nove. Resultado: quebrei o dedo, quebrei a mão exatamente nesse local. A escada está só abrindo. Tem um padrão da Cemig que está caindo no local, sem contar a ponte, que praticamente não existe mais. Está afundando. E, na descida do degrau da ponte, está muito arriscado, com degrau trincado, exatamente onde quebrei o braço”, afirmou uma moradora. “Já na rua Oito, altura do número 200, também no JK, animais peçonhentos estão tomando conta, por causa do matagal e de toda a sujeira ali”, acrescentou a mesma moradora.
Já um outro morador do bairro afirmou que a administração municipal está ciente da situação, e que sua casa “está quase caindo”.
“Falta colocar ao menos oito manilhas e a administração municipal, que prometeu resolver, não resolve. O gabião no local foi feito há mais de 35 anos. Com o tempo, as telas se quebraram, as pedras saíram e a laje que ficava sobre a tela caiu. A administração colocava manilhas, deixando as partes que não caíram. No ano passado, a PMCF colocou manilha em todo o bairro, tirando as lajes e colocando manilhas. Só no meu lote ficou sem colocar (manilhas). Anos atrás, eles colocaram manilhas na metade do lote, porque estava caindo. Agora, falta eles terminarem o serviço, já que colocaram manilhas no JK todo. No meu lote, a PMCF não quer colocar as manilhas. E minha casa está perto do buraco”, continuou o morador”, pontuou o morador.
O mesmo cidadão informou à reportagem VOX que dialogou com a administração municipal fabricianense no intuito de que ele, munícipe, efetuasse, por conta própria, a intervenção solicitada.
“Faltam umas oito ou nove manilhas para resolver o problema. Eu falei com a Prefeitura que eu mesmo arrumaria, com o meu dinheiro, e a PMCF não permitiu, e disse que se trata de uma obra do Município. Depois eu pedi à PMCF pelo menos as manilhas, e que eu mesmo faria o resto, ou seja, eu pagaria a máquina, mas a administração também não me permitiu fazer isso. Só mesmo a promessa de que a Prefeitura faria o serviço, e não (o) fez. As manilhas prometidas estão em falta”, concluiu o morador do bairro JK.
Ouça a manifestação dos moradores em depoimentos encaminhados aos canais VOX:
PMCF
Em nota, a Prefeitura de Coronel Fabriciano, por meio da Secretaria de Governança de Obras e Serviços Urbanos, informou “que está ciente da situação da rua Nove do bairro Júlia Kubitschek (JK)”, e que “representantes da PMCF estiveram no local para avaliar os danos e planejar as ações necessárias”.
Na mesma nota, a gestão municipal anunciou que aguarda o período de estiagem “para realizar os reparos necessários de forma segura e eficaz”.