Em sua quarta passagem pelo Atlético, o técnico Cuca tem como uma de suas metas recuperar o desempenho do meia-atacante Bernard, com quem já trabalhou entre 2011 e 2013, período que culminou na histórica conquista da Libertadores.
Em entrevista à Galo TV, Cuca reconheceu que Bernard não rendeu o esperado em sua volta ao clube em 2024, mas expressou confiança em ajudar o jogador a reencontrar seu melhor futebol. “Neste ano, não foi o esperado, mas temos esperança de que ele faça um grande ano junto com os demais”, afirmou o treinador.
Cuca relembrou a trajetória de Bernard no clube, desde os tempos em que era lateral-direito até a mudança para ponta-esquerda, onde brilhou ao lado de Ronaldinho, Tardelli e Jô. “Ele fazia muita diagonal e o Ronaldinho só pifava nele...”, comentou, ao recordar a campanha vitoriosa da Libertadores.
No entanto, o retorno de Bernard ao Atlético, após quase uma década no futebol europeu, não trouxe o impacto desejado. Em 26 jogos pelo clube em 2024, o jogador não marcou gols nem deu assistências, e não conseguiu se firmar como titular.
Para Cuca, a missão agora é adaptar Bernard à função onde possa render melhor. “É entender o processo do Bernard, tanto tempo fora, de que maneira ele está jogando, de que maneira ele vai se sentir melhor. É ajudar o jogador a colocar todo o potencial dele à disposição”, concluiu o treinador.
Com contrato até 31 de dezembro de 2027, Bernard, agora com 32 anos, terá a oportunidade de reconquistar espaço e voltar a brilhar no Atlético sob a orientação de Cuca.