O prefeito de Ipatinga, Gustavo Nunes, foi reeleito nesta quinta-feira (9) como presidente da Agência Reguladora Intermunicipal de Saneamento Ambiental de Minas Gerais (Arsamb).
A decisão foi tomada durante a primeira Assembleia Extraordinária da entidade, que teve como principais pautas a eleição e a posse da presidência, além da composição do Conselho Fiscal.
A cerimônia ocorreu na sede da Arsamb, localizada na avenida Zita de Oliveira, no bairro Novo Centro, em Ipatinga.
A condução do evento ficou a cargo do diretor-geral da agência, Albson Alvarenga, que continuará na função a pedido do próprio Gustavo Nunes.
A chapa eleita e já empossada inclui Francisco de Paulo Freitas, prefeito de Santana do Manhuaçu, como primeiro vice-presidente; e Fernando Rolla, prefeito de São Domingos do Prata; como segundo vice-presidente.
“Recebo com muita gratidão e responsabilidade a confiança depositada pelos colegas prefeitos para permanecer na presidência da Arsamb. Este é um reconhecimento pelo trabalho que iniciamos no primeiro mandato, e, agora, o desafio é ainda maior. Vamos continuar trabalhando arduamente. A Arsamb tem um papel estratégico e será fundamental para consolidar o avanço do saneamento ambiental em nossa região. Contem comigo para honrar esse compromisso com seriedade e dedicação”, destacou Gustavo Nunes.
Arsamb
A Arsamb foi criada em dezembro de 2022, como parte das medidas do “Novo Marco do Saneamento Básico” no Brasil, estabelecido pela Lei nº 14.026/2020.
A agência tem como objetivo regular, acompanhar e fiscalizar os serviços de saneamento ambiental em municípios que aderiram à iniciativa. Atualmente, são 11 cidades.
Com independência decisória e atuação como uma autarquia com poder de polícia administrativa, a Arsamb tem também a finalidade de desempenhar um papel crucial na gestão de sistemas de abastecimento de água, esgotamento sanitário, resíduos sólidos urbanos e manejo de águas pluviais.
Entre suas responsabilidades, destacam-se a verificação do cumprimento das metas definidas nos Planos Municipais de Saneamento, bem como a fixação e o reajuste das tarifas do setor.