A Associação dos Metalúrgicos Aposentados e Pensionistas de Ipatinga (AAPI) promove, ao longo do primeiro mês do ano, diversas ações voltadas para a conscientização sobre a importância da saúde mental, em alusão à campanha “Janeiro Branco”.
O psicólogo Sthefanio Lopes, que atende na AAPI, destacou a relevância de se atentar aos sinais que podem indicar transtornos mentais, como tristeza persistente, mudanças no humor, impulsividade, isolamento social, além de alterações no apetite ou no sono.
Para reforçar o bem-estar de seus colaboradores, a associação informou que realizará atividades como o “Mural das Virtudes”, uma exposição de fotografias que destaca os hobbies de seus funcionários e busca promover reflexões sobre autocuidado e qualidade de vida.
Aumento no número de casos
A AAPI lembrou que dados do Relatório Mundial de Saúde Mental da Organização Mundial da Saúde (OMS) apontam que cerca de 970 milhões de pessoas em todo o mundo sofrem com algum tipo de transtorno mental, sendo que 31% destes estão relacionados à ansiedade.
Segundo Sthefanio, o crescimento dos casos de ansiedade tem ligação direta com a pressão social e os padrões de sucesso frequentemente impostos à sociedade.
“Critérios acadêmicos e profissionais, muitas vezes irrealistas, são colocados de forma muito pesada. Além disso, o aumento do uso de telas e a exposição às redes sociais criam comparações que tornam as pessoas mais ansiosas”, explicou.
Brasil
No Brasil, conforme a última Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) de 2019, 10,2% das pessoas com mais de 18 anos receberam diagnóstico de depressão. Na região Sudeste, esse índice sobe para 11,5%, o segundo maior do país.
A pandemia de Covid-19 também contribuiu significativamente para o aumento de transtornos mentais, segundo estudos da OMS.
Dicas para prevenção
Apesar de fatores biológicos e genéticos estarem além do controle individual, Sthefanio reforçou que algumas práticas podem ajudar na prevenção de transtornos mentais.
Entre as recomendações estão a prática regular de atividades físicas, que estimulam a liberação de hormônios do bem-estar; e a inclusão de hobbies, como leitura e pintura, na rotina.
Além disso, o psicólogo sugeriu a terapia, a meditação e o fortalecimento das conexões sociais como formas eficazes de promover a saúde mental.
Ele também enfatizou a importância de aprender a gerenciar emoções e aceitar as adversidades como parte da vida.
“Janeiro Branco” na AAPI
Como parte das ações da campanha, a AAPI destacou que oferecerá uma palestra sobre saúde mental no próximo dia 18 de janeiro, no Clube dos Pioneiros.
O evento será conduzido pelo psicólogo Oséias Ferreira Campos.
No encerramento da campanha, um cartaz será disponibilizado para que os colaboradores escrevam mensagens de conforto e motivação.
Sobre a AAPI
Fundada em 1980, a AAPI oferece uma ampla gama de benefícios a seus associados, incluindo consultas gratuitas em 25 especialidades médicas.
A associação está aberta a qualquer pessoa com mais de 18 anos interessada em se associar. Mais informações podem ser obtidas no site oficial: https://aapi.org.br/associe-se-saude/.