Em uma decisão inesperada, Ernany de Oliveira Duque Júnior foi exonerado hoje do cargo de Diretor Executivo do Hospital Doutor José Maria Morais (HJMM) em Coronel Fabriciano, Minas Gerais. A exoneração ocorreu hoje e foi comunicada a ele e tem, segundo fontes, com efeitos imediatos.
Ernany Duque, fisioterapeuta e gestor de saúde, assumiu a a Superintendência Regional de Saúde, tendo depois migrado para o HJMM , período durante o qual o hospital registrou avanços significativos. Sob sua liderança, a instituição alcançou mais de 1,3 milhão de atendimentos ambulatoriais e realizou aproximadamente 5.830 cirurgias. Além disso, implementou inovações tecnológicas, como a aquisição de um tomógrafo de alta performance com tecnologia de 32 canais, visando aprimorar a precisão e agilidade nos diagnósticos.
Em agosto de 2024, Ernany foi anunciado como candidato a vice-prefeito de Timóteo pelo Partido Liberal (PL), compondo chapa com Dr. Renato Araújo para as eleições municipais. Sua entrada na política foi articulada com o apoio de lideranças regionais, incluindo o prefeito de Coronel Fabriciano, Dr. Marcos Vinícius. 
Em nota aos Canais VOX, a Prefeiura informou:
Nota aos Canais Vox
A Prefeitura de Coronel Fabriciano, sob a gestão do prefeito Sadi Lucca, informa que está em processo de reorganização do organograma de setores estratégicos da administração pública, com o objetivo de aprimorar a eficiência dos serviços prestados à população.
Entre os setores em análise está o Hospital Dr. José Maria Moraes, cujo quadro de servidores e estrutura organizacional estão sendo avaliados cuidadosamente para atender às demandas da saúde pública de forma mais eficaz e alinhada às prioridades da atual gestão.
O ex-diretor Ernany Duque, que foi exonerado no final de dezembro de 2024, não foi recontratado, e sua possível reintegração, assim como a nomeação de um novo gestor, está sendo analisada no contexto das mudanças estruturais em andamento.
Ernany Duque, agora ex-secretário, instado por nossa produção, disse:
Encerrei hoje um ciclo de 2 anos como diretor do HJMM.
Período em que pude contribuir para que a instituição se tornasse uma referência no cenário assistencial da região. Onde destaco a maior resolutividade do hospital e a implantação da maternidade.
Agradeço ao Dr Marcos Vinícius, Sadi e Cacau pela oportunidade e crescimento profissional. Não posso deixar de enviar meu abraço a todos os colaboradores do Hospital e da UPA que dia a dia dão a vida para atender a população.
Agora irei buscar novos desafios mas continuarei ajudando a fortalecer o SUS em nossa região.
A exoneração de Ernany Duque ocorre em um momento delicado, considerando sua recente participação nas eleições municipais e seu papel de destaque na gestão do HJMM.