A Prefeitura de Ipatinga (PMI) informou nesta sexta-feira (10) que avançou na implantação do Núcleo de Atenção ao Transtorno do Espectro Autista (NATEA).
A administração municipal anunciou que, próxima segunda-feira, dia 13, começará o processo de contratação de profissionais para a unidade, responsabilidade da empresa gestora do serviço.
Segundo a Secretaria de Comunicação Social, essa etapa é fundamental para garantir o pleno funcionamento e a qualidade do atendimento.
O NATEA, o segundo núcleo do gênero em Minas Gerais, foi concebido para oferecer suporte especializado a crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA).
O projeto é resultado de uma parceria com o Instituto Luz para a Vida, entidade renomada no atendimento a pessoas com TEA.
A iniciativa pretende atender à crescente demanda da população por serviços de saúde especializados e visa reforçar a rede municipal de atenção.
“Estamos investindo em um projeto que reafirma nosso compromisso com a saúde e o bem-estar das famílias. O NATEA será um marco para Ipatinga, oferecendo atendimento de qualidade e integrado”, destacou o prefeito ipatinguense, Gustavo Nunes.
O secretário de Saúde do Município, Walisson Medeiros, reforçou a relevância da parceria com o Instituto Luz para a Vida e o preparo técnico da equipe que estará à frente do núcleo. “Estamos concretizando um sonho que proporcionará um atendimento humanizado e eficiente”, frisou.
Atendimento
De acordo com a PMI, o atendimento será voltado prioritariamente às crianças de 1 a 7 anos, conforme definições baseadas em estudos que destacam a importância da intervenção precoce para o desenvolvimento neuropsicomotor.
Ainda conforme a administração municipal, essa abordagem permite maior efetividade nos tratamentos e contribui para a melhoria da qualidade de vida das crianças atendidas.
Desde a conclusão do processo licitatório, a implantação do NATEA tem avançado rapidamente, segundo a Prefeitura de Ipatinga.
Além das contratações, a aquisição de equipamentos e insumos, e a integração do núcleo à Rede Municipal de Saúde têm sido promovidas pela PMI.
A gestão municipal informou que o acesso ao serviço terá início pela Atenção Primária à Saúde, onde as famílias deverão buscar avaliação médica, e, caso seja identificado o diagnóstico de TEA, a criança será encaminhada ao núcleo, localizado na rua Vitória, 85, no bairro Jardim Panorama, na antiga Unidade Básica de Saúde.
Processo seletivo
Por fim, a Prefeitura de Ipatinga anunciou que o processo seletivo para os cargos disponíveis no NATEA já pode ser acessado, pelo endereço eletrônico https://institutoluzparavida.com.br/wp-content/uploads/2025/01/EDITAL-PROCESSO-SELETIVO-NATEA-IPATINGA.pdf
Ouça o depoimento do secretário municipal de Saúde de Ipatinga, Walisson Medeiros, aos canais VOX: