A Prefeitura de Timóteo, por meio da Subsecretaria de Tecnologia da Informação, informou nesta sexta-feira (10/01) que a empresa responsável pelo fornecimento de internet e enlace de dados para o município tem apresentado falhas graves no serviço, descumprindo cláusulas contratuais estabelecidas no Edital de Concorrência Pública nº 001/2021 e no Termo de Referência Técnica, anexo 1 do Contrato PG-056/2022.
Segundo o subsecretário de Tecnologia, Alan Wesley de Oliveira, a empresa presta serviço à rede externa de dados que conecta o prédio central da Prefeitura a todas as unidades de saúde, escolas, creches, órgãos de segurança e demais setores públicos. Um erro no sistema central da empresa tem causado instabilidade, prejudicando a comunicação e a eficiência de serviços essenciais, como os oferecidos pela Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e pelo Hospital e Maternidade de Timóteo.
O problema, que ocorre de forma intermitente, faz com que os operadores precisem reiniciar os computadores frequentemente, resultando em falhas nos sistemas e interrupções na prestação de serviços. A Prefeitura notificou a empresa em 08/01, apontando descumprimentos como atrasos no suporte técnico, ausência de relatórios sobre a qualidade do serviço e descumprimento do índice mínimo de disponibilidade de 99,16%, conforme o contrato.
A Subsecretaria solicitou à Procuradoria Geral do município a emissão de uma notificação extrajudicial, concedendo o prazo improrrogável de cinco dias úteis para a regularização integral dos serviços. Caso contrário, medidas legais poderão ser adotadas.