A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) vai distribuir, nos próximos dias, cerca de 405.845 testes rápidos NS1 em cassete, para diagnóstico de dengue no estado. Esta é mais uma iniciativa de enfrentamento à doença que será realizada pelo governo, nos 853 municípios mineiros.
De acordo com o subsecretário de Vigilância em Saúde da SES-MG, Eduardo Prosdocimi, o teste rápido, que será enviado pelo Ministério da Saúde, é uma importante estratégia na atenção primária.
Mas o subsecretário ressalta que, embora seja um grande aliado, o uso do teste não deve isentar o cidadão de procurar ajuda clínica, na presença de sinais de alarme e gravidade, mesmo que o teste seja negativo.
Os critérios para distribuição dos testes aos municípios serão pactuados na reunião de fevereiro da Comissão Intergestores Bipartite (CIB-SUS/MG), formada pela SES-MG, gestora estadual do Sistema Único de Saúde (SUS), e secretários municipais de saúde. Tão logo seja pactuada a entrega às Unidades Regionais de Saúde (URS), os testes estarão à disposição dos municípios mineiros.
Eduardo Prosdocimi também enfatiza a importância da mobilização da população para eliminar focos de água parada em suas casas.