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Clientes da Copasa reclamam de contas com valores até 11.300% acima do habitual

Um consumidor afirmou que sua fatura de dezembro chegou ao valor de R$ 5.700, enquanto o consumo médio mensal de sua residência gira em torno de R$ 50

04/02/2025 às 11h57
Por: Redação VOX
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Foto: Freepik / Imagem ilustrativa
Foto: Freepik / Imagem ilustrativa

Consumidores mineiros têm relatado cobranças excessivas nas contas de água da Copasa, com valores até 11.300% acima do consumo habitual. As reclamações se acumulam no site Reclame Aqui e também chegaram a órgãos como o Procon-MG e a Agência Reguladora de Serviços de Abastecimento de Água e de Esgotamento Sanitário do Estado de Minas Gerais (Arsae/MG).

Em alguns casos, clientes que costumam pagar cerca de R$ 50 por mês foram surpreendidos com faturas de milhares de reais. Um usuário da plataforma afirmou ter recebido uma cobrança de R$ 2.436,24 referente a outubro de 2024. “É apenas eu e minha esposa dentro de casa, não tem vazamento, não deixamos torneiras abertas e, mesmo assim, veio um absurdo desse”, desabafou. Ele ainda relatou que, após a retirada do hidrômetro para perícia, a Copasa alegou que o equipamento não apresentava falhas. “Depois que eles tiraram o contador antigo, minhas contas voltaram ao normal, o que mostra que o problema era no contador”, disse.

Outro consumidor afirmou que sua fatura de dezembro chegou ao valor de R$ 5.700, enquanto o consumo médio mensal de sua residência gira em torno de R$ 50. “Não houve qualquer alteração no uso de água, e não há indícios de vazamentos ou outras situações que justifiquem esse valor exorbitante”, destacou.

Erros na leitura dos hidrômetros também estão entre as principais queixas. Uma cliente relatou que, após meses de cobranças altas, percebeu um erro na leitura registrada na conta. “Fui até o escritório da Copasa da minha cidade levando a foto do medidor e a conta. Fui informada de que as leituras dos três últimos meses estavam erradas, sempre para mais, favorecendo a Copasa. Há quanto tempo estou pagando mais do que realmente gastei?”, questionou.

Segundo levantamento do Reclame Aqui, em 2024, a plataforma recebeu 5.179 reclamações contra a Copasa, relacionadas a “cobrança indevida” e “demora na execução”. Em 2023, foram 4.874 queixas. A avaliação geral da empresa no site é de “Não Recomendada”, e, nos últimos seis meses, todas as reclamações foram respondidas, mas apenas 45,5% foram resolvidas, segundo os consumidores.

A Arsae/MG também registrou um alto número de reclamações: das 1.053 manifestações registradas contra a Copasa em 2024, 31,4% estavam relacionadas a consumo, fatura ou leitura. Apenas em janeiro deste ano, 33 queixas desse tipo foram formalizadas junto à Ouvidoria da agência.

O Procon-MG, por meio do sistema ProconData, contabilizou 314 registros contra a Copasa em 2024. O órgão alerta que, conforme o Código de Defesa do Consumidor (CDC), em caso de cobrança indevida, o cliente tem direito à restituição em dobro do valor pago a mais, acrescido de correção monetária e juros, salvo se a empresa comprovar que houve um “engano justificável”.

O Procon-MG orienta que, ao identificar valores incorretos na fatura, o consumidor deve entrar em contato imediatamente com a empresa para relatar o problema e solicitar uma revisão. Caso não obtenha solução, pode registrar reclamação na plataforma www.consumidor.gov.br ou procurar o Procon municipal e, se necessário, o Juizado Especial.

Já a Arsae/MG lembra que sua Ouvidoria é um terceiro nível de atendimento e que só recebe manifestações quando o consumidor já tentou resolver a questão diretamente com a Copasa, sem sucesso.

Em nota, a Copasa afirmou que as reclamações registradas no Reclame Aqui representam apenas 0,04% do total de mais de 5,5 milhões de imóveis atendidos pela companhia em Minas Gerais.

A empresa destacou que, ao registrar uma reclamação em um dos canais de atendimento oficiais, a suspensão do fornecimento de água fica bloqueada até que o problema seja solucionado. A Copasa reforçou ainda a importância de os clientes entrarem em contato diretamente com a empresa para agilizar o atendimento e esclarecer dúvidas.

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