O Cruzeiro tem uma grande chance de se recuperar da derrota no clássico e iniciar uma nova fase sob o comando do português Leonardo Jardim, na noite desta quarta-feira (11). O time enfrenta o Democrata de Governador Valadares em Sete Lagoas, às 19h45, pela última rodada da fase classificatória do Campeonato Mineiro.
Com apenas dois dias de treino na Toca da Raposa 2, o novo treinador tem a missão de manter o Cruzeiro na liderança geral. Embora a classificação para a semifinal já esteja garantida (com 11 pontos e liderança do Grupo C), o time ainda depende de outros resultados para garantir a melhor campanha e ter o direito de decidir os jogos da semifinal e final em casa. Para isso, o Cruzeiro precisa torcer por tropeços de equipes como Tombense, Atlético, Athletic e América, que estão logo à frente com 12 ou 13 pontos.
O time deve ser similar ao que entrou em campo contra o Atlético no último fim de semana, mas com uma alteração: Gabigol, expulso no clássico, está suspenso. O treinador indicou que Bolasie será o substituto, mas ainda consideraria outras opções.
O Democrata vem de duas vitórias consecutivas, mas segue na lanterna do Grupo B com 8 pontos e luta por uma vaga no Troféu Inconfidência, que também garante a classificação à Série D do Campeonato Brasileiro de 2026. A equipe também corre o risco de rebaixamento ao Módulo II, já que duas equipes serão rebaixadas, e o Democrata está à frente de apenas três times: Aymorés (6 pontos), Pouso Alegre (5 pontos) e Villa Nova (4 pontos).
A partida será disputada na Arena do Jacaré, em Sete Lagoas, já que o Democrata não pode atuar no Estádio José Mammoud Abbas (Mamudão) devido a problemas estruturais.
Ficha técnica:
O quê: Democrata x Cruzeiro
Motivo: 8ª rodada do Campeonato Mineiro Módulo I
Quando: Quarta-feira, 12 de fevereiro de 2025, às 19h45 (de Brasília)
Local: Arena do Jacaré, Sete Lagoas
Prováveis escalões:
Democrata: Thulio; Lucas Lima, Donato, Lula e Wender; Caetano, Luanderson e Luann; Murilo, Wallace Fernandes e Gutinho. Técnico: Wladimir Araújo
Cruzeiro: Léo Aragão; Fagner, Jonathan Jesus, Lucas Villalba e Marlon; Walace, Lucas Silva e Eduardo; Tevis, Marquinhos (Rodriguinho) e Bolasie. Técnico: Leonardo Jardim.
Arbitragem:
André Luiz Skettino Policarpo Bento (árbitro principal), Fernanda Nadrea Gomes Antunes e Emílio Junio Nascimento Santos (assistentes), VAR: Leonardo Rotondo Pinto
Transmissão: Premiere
Mín. 21° Máx. 33°