Nossa reportagem recebeu uma reclamação de uma moradora do bairro Santa Helena, em Coronel Fabriciano, sobre a demora na liberação dos exames médicos de seu filho, Emiliano Fernandes de Oliveira. Segundo ela, o jovem precisa urgentemente dos exames para dar continuidade ao processo de cirurgia para retirada de hérnia.
De acordo com a mãe, Emiliano enfrenta dificuldades devido à condição de saúde. "Ele está com a hérnia bem grande acima do umbigo e já chegou a estourar uma. No dia 16 de janeiro, ele passou por consulta com o cirurgião, que solicitou exames de sangue e risco cirúrgico. No entanto, os exames não haviam sido liberados, impedindo o agendamento da cirurgia", relatou.
Além das complicações médicas, o jovem também encontrou dificuldades no mercado de trabalho. "Ele trabalha em trecho e precisa de força e controle para exercer a função, mas as empresas não contratam porque a hérnia está estufada. O risco de piora era grande", explicou a mãe.
Procurada pela reportagem, a Prefeitura de Coronel Fabriciano, por meio da Secretaria de Governança da Saúde, informou que a demora na liberação ocorreu devido à espera pela cota mensal de exames laboratoriais. Com a normalização do serviço, a administração municipal orientou que Emiliano comparecesse à recepção do Centro de Especialidades Médicas (CEM) a partir da segunda-feira, 03/02, para autorizar os exames pré-operatórios.
No entanto, mesmo seguindo as orientações, a família ainda encontrou dificuldades na liberação dos exames devido a informações desencontradas. Diante da persistência do problema, nossa equipe voltou a contatar a Prefeitura, que, após nova análise do caso, entrou em contato diretamente com a mãe de Emiliano para esclarecer os procedimentos necessários.
Após essa intervenção, a liberação dos exames foi finalmente autorizada. "Meu esposo foi ao Zé Maria Moraz e procurou a Rosângela. Ele mostrou os pedidos de exames e ela encaminhou tudo para a autorização. Agora conseguimos!", afirmou a mãe, aliviada.
Com a situação resolvida, Emiliano poderá seguir com os exames e dar continuidade ao processo cirúrgico.
Mín. 21° Máx. 33°