O prefeito de Timóteo, Vitor Prado (REP), apresentou nesta segunda-feira (17), o relatório financeiro com informações dos valores existentes no caixa do município.
A apresentação aconteceu durante coletiva de imprensa realizada no gabinete do prefeito. Além de Vitor Prado, participaram também, a Secretária de Fazenda, Sidney Alves e o Vice prefeito, Marcelo Martins.
O relatório mostra as despesas pendentes até o período de 31 de dezembro de 2024, que resultam em R$10.456.969,91 e disponibilidade financeira para pagamentos de apenas R$2.971.313,43, um déficit de 71,59%.
Segundo Vitor Prado, esta dívida, que segundo ele, foi deixada pela gestão anterior, poderá atrasar algumas propostas apresentadas na campanha, visto que, além desta dívida, o município iniciou 2025 com uma arrecadação abaixo do ano passado em virtude da mudança de calendário de pagamento do IPVA, por exemplo.
Prado apontou ainda que se for necessário, acionará o Ministério Público para que todos os pagamentos dos compromissos do Município sejam realizados. Outra situação apresentada foi a falta de prestação de contas do dinheiro recebido de doações do Imposto de Renda para o Município. Prado disse que o dinheiro está na conta vinculada, e que deixou de ser aplicado nos projetos relacionados ao Fundo Municipal da Infância e Adolescência.
O prefeito de Timóteo prevê que esse déficit seja normalizado assim que iniciarem os pagamentos dos impostos previstos para a primeira quinzena do ano. “Esse déficit será zerado na medida em que os nossos cofres receberem os impostos. Nós esperamos que agora, março, abril, até o meio do ano, nós consigamos sair dessas despesas antigas. Mas o certo é que nós temos que projetar para 12 meses.” disse.
O chefe do Executivo revelou também que vai realizar uma audiência pública para apresentar estes dados, a fim de informar a população sobre a real situação, e lembrou que algumas pessoas da gestão anterior estão lançando “palavras ao vento" e que estão se candidatando logo após a eleição. “O que a gente percebe é que a gestão passada ainda está ressentida com a perca e, com seus aliados, estão aí, provavelmente, ficam falando, jogando palavras ao vento. Aqui hoje vocês estão tendo uma apresentação da realidade. Nós somos da verdade. Nós não gostamos de fake news e o que for verdade nós assumiremos que é verdade, e se nós errarmos também. Mas o que tá acontecendo é as pessoas estarem se candidatando logo após a eleição, eu acho que a eleição municipal vem daqui há 4 anos. Nós agora temos que pensar em gestão e qualquer pessoa que tiver mal intencionada que estiver pensando em atrapalhar essa gestão, ele vai esquecer que ele está no mesmo barco. Se esse barco andar bem, todos nós estamos nele.” enfatizou Prado.
Mín. 21° Máx. 33°