Ipatinga deu início na última sexta-feira (28) às atividades do Vacimóvel, veículo adaptado pela Secretaria de Saúde para levar imunização a diferentes públicos.
A primeira ação contemplou profissionais da educação infantil, com a aplicação de doses contra Difteria, Tétano e Coqueluche (DTPa) em trabalhadores de creches e berçários que atendem crianças de até quatro anos.
As primeiras instituições atendidas pelo serviço foram a Escola Criar e Aprender, no bairro Bethânia, e, no Canaã, o Colégio Semear e a EMEI Bethânia.
A iniciativa faz parte da estratégia do Município para ampliar a cobertura vacinal e facilitar o acesso à imunização, especialmente entre grupos prioritários.
Vacimóvel
O Vacimóvel foi equipado para realizar campanhas itinerantes e permite que as vacinas cheguem diretamente às comunidades, o que inclui áreas de maior vulnerabilidade e locais com dificuldades de deslocamento.
Com isso, a expectativa da Prefeitura de Ipatinga (PMI) é que a cobertura vacinal seja ampliada.
O cronograma do Vacimóvel será atualizado nas próximas semanas, conforme frisou a PMI.
Unidades de saúde
Além do serviço móvel, a Secretaria de Saúde ipatinguense reforçou que todas as unidades de saúde do Município seguem normalmente com a oferta de vacinas.