Foi publicada nesta sexta-feira (13), por meio da Portaria nº 035/2025, a nomeação dos membros da Comissão Especial de Transição da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Geraldo dos Reis Ribeiro, em Timóteo. A medida ocorre em razão da contratação emergencial da nova entidade gestora, a Associação Hospitalar Beneficente do Brasil (AHBB), formalizada por meio da Dispensa de Chamamento Público nº 007/2025 (PRC nº 37/2025).
A comissão será responsável por acompanhar todo o processo de transição administrativa e operacional da UPA, visando garantir a continuidade dos atendimentos à população e a organização interna da unidade. O grupo é composto por representantes da Secretaria Municipal de Saúde, da atual gestora – Hospital e Maternidade Therezinha de Jesus – e da futura gestora, a AHBB.
Confira os nomes indicados:
I – Secretaria Municipal de Saúde:
Weslanda Marques Ulhôa
Edite Miranda Oliveira
Cleone Silva de Souza Penna
Camila Lima Pettersen
II – Hospital e Maternidade Therezinha de Jesus:
Marcelo Rodrigues de Freitas (Coordenador Administrativo)
Pedro Martins Pedroso Vanon (Auditor Farmacêutico)
III – Associação Hospitalar Beneficente do Brasil (AHBB):
Claudio Augusto da Costa (Direção Executiva AHBB)
Sergio Catardo (Diretor do Hospital Municipal Vital Brazil)
Bianca Ribeiro Gonçalves (Recursos Humanos)
Thais Magalhães (Assistência)
Carla Sato (Financeiro)
Rafaela Aguiar (Contratos)
Anderson Carrijo (Compras)
Mateus Andriollo (Tecnologia da Informação)
A comissão terá como atribuições principais o levantamento e a organização de informações essenciais para o funcionamento da unidade, incluindo, estoque e controle de medicamentos, insumos e equipamentos; contratação de profissionais da saúde para continuidade dos serviços; relação com fornecedores e prestadores de serviços; dados da produção assistencial e perfil epidemiológico da unidade; inventário patrimonial e estrutura tecnológica.
O objetivo da comissão é assegurar que a nova gestão seja iniciada de forma ordenada, sem prejuízos ao atendimento da população nem ao ambiente de trabalho dos profissionais de saúde.
A medida visa cumprir a transição dentro dos parâmetros legais e administrativos, garantindo transparência e responsabilidade no processo.
Início da gestão
A partir da próxima quinta-feira, 19 de junho, a Associação Hospitalar Beneficente do Brasil (AHBB) será a nova responsável pela gestão da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Geraldo dos Reis Ribeiro, em Timóteo. A informação foi oficializada pelo prefeito Capitão Vitor nesta sexta-feira (13), com base na Dispensa de Chamamento Público nº 007/2025.
O contrato de gestão emergencial entra em vigor logo após o encerramento do vínculo com a antiga gestora, o Hospital e Maternidade Therezinha de Jesus, que se encerra às 23h59 do dia 18 de junho (quarta-feira). A transição administrativa já está em andamento, com o objetivo de garantir a continuidade e a qualidade dos serviços oferecidos pela UPA, em conformidade com as diretrizes da Política Nacional de Atenção às Urgências do Ministério da Saúde.
De acordo com o prefeito, a escolha da AHBB levou em consideração a experiência e a capacidade técnica da organização, que já atua no município como gestora do Hospital e Maternidade Vital Brazil desde março deste ano, conforme previsto no Decreto nº 6.177/2025. “Neste momento, precisamos assegurar a manutenção dos serviços da UPA. A contratação emergencial nos traz essa estabilidade”, destacou Capitão Vitor.
A contratação está amparada na Lei Municipal nº 3.122/2010 e no Decreto Municipal nº 6.127/2025, sendo formalizada por meio do Contrato de Gestão Emergencial nº 02/2025, com validade máxima de 12 meses. O valor mensal previsto é de até R$ 1,3 milhão.
Mín. 12° Máx. 30°